Falácias são erros de raciocínio que parecem lógicos à primeira vista, mas, ao serem analisados mais profundamente, revelam-se inválidos ou enganosos. Elas podem ocorrer de forma intencional, para manipular uma argumentação, ou acidentalmente, devido à falta de entendimento. Apesar de parecerem convincentes, elas não seguem princípios válidos de lógica e comprometem a validade de uma discussão ou debate.
Neste roteiro, vamos:
entender o que é uma falácia;
aprender alguns nomes de tipos de falácias e entender o que eles significam;
analisar um argumento e explicar se ele é uma falácia ou não e que tipo.
Para essa atividade, a turma será dividida em quatro grupos. Cada grupo vai ficar responsável por um subtipo de falácia: falácias ad hominem, falácias de relevância, falácias indutivas e falácias causais.
Objetivos do trabalho:
Discutir o conceito de falácia.
Aprofundar os conhecimentos sobre um subtipo específico de falácias.
Promover o trabalho colaborativo e a troca de conhecimentos.
Desenvolver a habilidade de identificar e explicar diferentes falácias.
O que vamos precisar:
Recursos de pesquisa (livros, acesso à internet, etc.);
Computadores ou celulares para elaborar uma apresentação.
Cartolina ou projetor (se utilizarem slides).
Cada grupo ficará responsável por um subtipo de falácia:
Falácias ad hominem: ataques pessoais ao invés de argumentos:
Falácias de relevância: argumentos que não são pertinentes ao assunto em questão.
Falácias indutivas: generalizações inadequadas a partir de exemplos insuficientes.
Falácias causais: conclusões incorretas sobre causas e efeitos.
Cada grupo pesquisa e discute seu subtipo de falácia, procurando exemplos adicionais e entendendo os seguintes pontos:
Definição e características do subtipo de falácia.
Exemplos comuns e situações onde esse tipo de falácia é frequentemente encontrado.
Como reconhecer e evitar esse tipo de falácia.
Os grupos irão utilizar os conhecimentos da pesquisa da para elaborar uma apresentação. Atentem-se para os seguintes pontos na elaboração:
Explicação do conceito da falácia;
Exemplos de falácias;
Clareza na comunicação;
Organização da apresentação;
Os grupos vão apresentar o trabalho:
Cada grupo terá um tempo definido para apresentar suas descobertas sobre o subtipo de falácia designado.
Enquanto um grupo apresenta, o restante da turma deve prestar atenção, fazer anotações e tirar dúvidas.
Vamos testar os conhecimentos com um jogo?
Regras do jogo:
A turma será dividida em pequenos grupos (3-5 alunos por grupo).
Serão distribuidos cartões com exemplos de falácias e exemplos de argumentos corretos misturados.
Cada grupo deve analisar os cartões e separar os exemplos de falácias dos argumentos corretos.
Para cada cartão de falácia identificado corretamente, o grupo deve explicar por que o argumento é uma falácia e qual é o tipo de falácia.
Caso outro grupo considere a análise incorreta, pode apresentar sua própria análise.
O professor deve confirmar se a identificação e a explicação estão corretas.
Cada acerto vale pontos, que podem ser acumulados ao longo do jogo.
O grupo com mais pontos no final do jogo vence.
Como vai funcionar?
A. Primeira rodada: identificação de falácias:
Cada grupo analisa seus cartões e separa os exemplos de falácias dos argumentos corretos.
Grupos discutem internamente e preparam explicações para cada falácia identificada.
B. Segunda rodada: apresentação e explicação:
Cada grupo apresenta suas identificações de falácias ao restante da turma.
O grupo deve explicar por que cada exemplo é uma falácia e qual é o tipo de falácia.
O professor confirma ou corrige as explicações e atribui pontos.
C. Conclusão e premiação:
O grupo que obtiver mais pontos será o vencedor do jogo e ganhará um prêmio secreto.