A corporeidade, enquanto experiência vivida do corpo, vai além de sua materialidade biológica, abrangendo a forma como nos relacionamos com o mundo e como somos percebidos pelos outros. O gênero, entendido como uma construção social, revela-se não como uma essência fixa, mas como um papel culturalmente atribuído, que orienta comportamentos e expectativas. Já a sexualidade, ao contrário de ser uma mera expressão biológica, é também moldada por normas e discursos sociais que regulam o desejo e o prazer. Essas três dimensões — corpo, gênero e sexualidade — estão interligadas e constituem diferentes formas de ser, influenciadas tanto por imposições sociais quanto por atos de resistência e libertação. Com isso, o ser humano encontra-se constantemente em um processo de construção e reconstrução de si, desafiando padrões fixos e abrindo espaço para novas formas de existência.
Você já parou para pensar que "ser homem" ou "ser mulher" vai muito além da biologia? As ciências sociais e naturais e a filosofia ajudam a entender isso fazendo uma distinção muito importante entre sexo e gênero. Vamos decifrar esses conceitos?
O que vamos estudar?
Como a filosofia e as ciências abordam as questões relacionadas ao corpo, ao gênero e à sexualidade;
Os principais conceitos e debates contemporâneos sobre o tema.
O sexo está relacionado às nossas características biológicas e anatômicas. É aquilo com o qual uma pessoa nasce, determinado por cromossomos, hormônios, genitálias e aparelhos reprodutivos.
As categorias mais comuns são:
Sexo feminino: pessoas que nascem com vagina/vulva.
Sexo masculino: pessoas que nascem com pênis.
Intersexo: pessoas que nascem com variações em suas características sexuais (genitais, hormonais ou cromossômicas) que não se encaixam estritamente nas definições de masculino ou feminino. É mais raro, mas faz parte da diversidade humana.
Em resumo: sexo é sobre o corpo.
O gênero é um conceito diferente. Ele se refere aos papéis, comportamentos, expressões e identidades que uma sociedade considera apropriados para homens e mulheres. Enquanto o sexo é biológico, o gênero é uma construção social e cultural. É uma expectativa que o grupo social atribui às pessoas a partir de suas características biológicas.
O que isso quer dizer na prática? Significa que a ideia de "coisa de homem" ou "coisa de mulher" não é natural, mas sim ensinada e aprendida pela cultura e pela linguagem. Por exemplo:
Séculos atrás, homens usavam perucas, saltos e maquiagem, algo que hoje em dia muitos associariam apenas às mulheres.
Em alguns países, é comum que homens andem de mãos dadas como sinal de amizade, enquanto em outros, isso não é comum.
Isso prova que os comportamentos de gênero variam no tempo e de cultura para cultura. A sociedade cria expectativas sobre como cada gênero deve se vestir, trabalhar, agir e se relacionar.
Identidade de gênero é como uma pessoa se sente e se entende por dentro. É a experiência profunda e subjetiva de ser homem, mulher, ambos ou nenhum dos dois.
Pessoa cisgênero: É aquela cuja identidade de gênero corresponde ao sexo que lhe foi atribuído no nascimento. Exemplo: uma pessoa que nasceu com vagina e se identifica como mulher.
Pessoa transgênero (trans): É aquela cuja identidade de gênero é diferente do sexo que lhe foi atribuído no nascimento. Exemplo: uma pessoa que nasceu com pênis, mas se identifica como mulher (mulher trans), ou que nasceu com vagina e se identifica como homem (homem trans). O termo "travesti" também é uma identidade de gênero reconhecida no Brasil.
Pessoa não-binária: É aquela que não se identifica estritamente como homem ou mulher. Sua identidade pode fluir entre os gêneros ou estar completamente fora desse sistema binário.
Importante: a identidade de gênero é sobre quem a pessoa é, não sobre seu corpo ou sua sexualidade.
A sexualidade diz respeito à atração afetiva e/ou sexual que uma pessoa sente por outras. É completamente independente do sexo biológico e da identidade de gênero.
As principais orientações são:
Heterossexual: atração por pessoas do gênero oposto.
Homossexual: atração por pessoas do mesmo gênero (gays e lésbicas).
Bissexual: atração por pessoas de mais de um gênero.
Assexual: pessoa que não sente atração sexual por outros.
Aqui cabe falar também sobre a heteronormatividade, o conceito que critica a ideia de que a heterossexualidade é a única orientação "normal" ou natural, criando uma pressão social para que todos se encaixem nesse padrão. Como vimos, as identidades de gênero e a sexualidade são fortemente influenciadas pela linguagem e pela cultura. Desse modo, na verdade, não existem sexualidades ou identidades de gênero "normais", pois todas elas são construções sociais. Nós é que naturalizamos a nossa própria cultura, embora ela seja criada por nós mesmos.
Movimentos sociais, como o Feminista e o LGBTQIAPN+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queer, Intersexo, Assexual, Pansexual, Não-binarios e outras), surgiram para questionar essas normas rígidas de gênero e sexualidade.
Eles lutam para mostrar que:
as desigualdades entre homens e mulheres são socialmente construídas e, portanto, podem ser mudadas.
todas as identidades de gênero e orientações sexuais são válidas e merecem respeito.
é necessário combater a violência, o preconceito (homofobia, transfobia, machismo) e garantir direitos e políticas públicas para todos.
Em resumo:
Sexo: características biológicas (corpo).
Gênero: papéis e comportamentos socialmente construídos.
Identidade de gênero: como alguém se sente e se identifica (cis, trans, não-binário).
Orientação sexual: por quem alguém se atrai (hétero, homo, bi, etc.).
Entender essas diferenças é o primeiro passo para respeitar a diversidade e construir uma sociedade mais justa para todos.
Rotação por estação é uma metodologia ativa de aprendizagem em que os alunos passam por um circuito de estações durante o período de uma ou duas aulas. Os alunos vão alternando de uma estação para outra em um tempo estipulado pelo professor. Cada estação tem uma atividade diferente.
Para esta atividade:
Escolha uma estação;
Realize as atividades propostas na estação escolhida. Os alunos de uma mesma estação podem se ajudar na resolução das atividades.
Após realizar as atividades dentro do tempo estipulado, vá para outra estação.
Entregue o resultado da atividade ao professor.
Após assistir aos filmes e estudar o conteúdo, imagine que você foi convidado a publicar um artigo de opinião no jornal da cidade. No seu artigo você deverá convencer os leitores da importância de enxergarmos as pessoas para além de categorias simplistas como "homem", "mulher", "gay", "cego", "velho" etc. Defenda a ideia de que os seres humanos são complexos e únicos, e que o respeito reside no reconhecimento dessa complexidade.