A indústria cultural transforma a arte em mercadoria, padronizando conteúdos para maximizar o lucro e alcançar grandes audiências. Esse processo resulta em uma cultura de massa homogeneizada, onde a diversidade e a originalidade são reduzidas em favor de um consumo passivo e de uma ideologia dominante. Até que ponto nossos gostos e preferências artísticas são nossos?
Neste roteiro vamos:
conhecer a teoria da indústria cultural de T. Adorno e M. Horkheimer;
estudar os conceitos de infraestrutura e superestrutura de K. Marx;
identificar arte popular e cultura de massa;
analisar e discutir o papel da indústria cultural e da cultura de massa na formação do gosto.
Reflita e responda em seu caderno:
O que é indústria cultural e quais críticas Adorno e Horkheimer fizeram a ela?
O consumo passivo da cultura de massa pode reforçar ideologias dominantes, limitando o pensamento crítico? Formule um argumento.
Produtos culturais semelhantes podem limitar a exposição das pessoas a novas ideias? Isso tem impacto na formação do gosto?
Como os algoritmos de plataformas digitais reforçam a lógica da cultura de massa?
Existe diferença entre a cultura popular e a cultura de massa? Justifique sua resposta.