Neste roteiro de estudo, vamos examinar o conceito de política, explorando suas raízes, analisando seus usos e compreendendo os interesses associados a ela, juntamente com suas diversas interpretações. O objetivo é reconhecer que no âmbito político existem várias abordagens e visões sobre o significado do poder e da governança no espaço público e que, portanto, há múltiplas maneiras de agir, pensar e se posicionar.
Esse roteiro terá os seguintes tópicos:
Animais políticos: a natureza humana como política na visão de Aristóteles;
Hobbes e o Leviatã: o homem como predador do homem e o contrato social como regulador do comportamento humano, segundo Thomas Hobbes;
A república e as desigualdades: as concepções do conceito de república e as perspectivas sobre desigualdade para Platão e Rousseau;
Responda as questões a seguir no caderno:
Explique a concepção de Aristóteles sobre o homem como um “animal político” (zoon politikon) e como a vida em comunidade contribui para a realização de sua natureza.
Compare as visões de Hobbes e Rousseau sobre o “estado de natureza” e como cada um justifica a necessidade de um contrato social.
Discuta a crítica de Rousseau à propriedade privada e como ela está na origem das desigualdades sociais, segundo o Discurso sobre a Origem da Desigualdade.
Explique a tripartição da alma e da cidade ideal proposta por Platão em A República. Como essa estrutura se relaciona com o conceito de justiça?
Analise a diferença entre poder despótico e poder político, conforme apresentado por Marilena Chauí, e como os gregos e romanos contribuíram para essa distinção.
Por que, segundo Hobbes, os indivíduos abrem mão de sua liberdade no estado de natureza para formar uma sociedade civil? Qual o papel do soberano nesse processo?
Com base no pensamento de Rousseau, explique a frase: “O homem nasce bom, a sociedade o corrompe”. Como ele propõe superar essa corrupção por meio do contrato social?
Compare as visões de Platão e Rousseau sobre a desigualdade. Enquanto Platão a via como natural e justa, Rousseau a entendia como artificial e injusta. Explique essa diferença.
A turma se dividirá em cinco grupos (A, B, C, D, E). Após sorteio, cada grupo ficará responsável pela leitura e sistematização de um dos textos disponíveis abaixo.
Cada grupo formará uma estação para apresentar seu respectivo texto para os outros grupos, revezando o papel de apresentador entre os membros do grupo. A estação pode conter os recursos que o grupo achar necessário, dentro do possível.
Enquanto 2 membros apresentam, os demais se dividem para assistir a apresentação dos outros grupos.
Ao final de cada rodada de apresentação, ocorre o revezamento (sempre mantendo 2 apresentadores), até que todos tenham se apresentado e assistido a apresentação dos demais grupos.
No papel de ouvinte, cada um deverá responder a um questionário durante a atividade.